Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fascismo

Sistema político implantado na Itália em fins de 1922 por Benito Mussolini. Nasceu, porem, no final do século XIX à sombra do Vaticano. Foi encomendado para tranqüilizar a alta burguesia, que andava apavorada com o desenrolar da luta de classes na Europa.
Seus teóricos modelarem durante os 40 anos que antecederam a sua implantação a mentalidade de algumas gerações, que viriam marcar a sua presença na Itália poças de sangue, graças ao catecismo saído da mente de Gabriel d’Annunzio e os Balillas tinha de decorar a cantar em coro, diariamente.
Tendo como emblema o feixe de varas usado pelos clássicos litores romanos, na realização e idéia fascista é uma idéia de sistematização psicológica com o com objetivo econômico e político.
Encomendado, desenvolveu-se protegido pela Igreja e financiado pelo maiores industriais e banqueiros, interessados em salvar suas posições, a qualquer preço.
De início, contagiou crianças e jovens, exaltou potencialidades aninhadas nas mentes frágeis da mocidade, que esperava a ocasião para se auto-afirmar; depois finatizou-os pela repetição, até a deformação psíquica; por fim, fardou-os na rua para agirem livremente.
Estava assim formada uma imensa ordem de delinqüentes, iniciados na categoria de Balillas (dos 8 aos 14 anos), passando a Fascio-Juvenis (18 aos 21 anos) e, finalmente, recebiam o Maximo diploma de Legionários (a partir dos 21 anos), formando os Cohortes (batalhões), Centúrias (Companhias), Manípulos (secções) e, então, podiam juntamente com a policias especial, invadir, prender, torturar, matar, incendiar, destruir, tudo o que incomodasse os seus chefes e os seus patrões, que lhes pagavam bem!
O Fascismo ultrapassou todas as espectativas da igreja e dos seus financiadores. Tornou-se um monstro ameaçador! Correu mundo, negou os mínimos princípios de liberdade e respeito mútuo e desenvolveu a opinião de que qualquer discordante ou opositor teria que ser tratado como criminoso!!! Assim não hesitou em cometer milhares de assassinatos à sombra dessa teoria clerical!
A meta do Fascismo era reduzir o homem à expressão mais insignificante; a números que respondessem automaticamente à voz do comando; que estivessem presentes, sempre que fossem chamados; que sofressem e morressem em silêncio! Sem perguntar para quê ou por quê.
Salazar, Franco, Hitler, Mussolini, Vargas, Lenine e Staline foram alguns dos advogados da teoria de (Quem não é por mim, é contra mim), de quem se opõem às minhas idéias (é antiprogressista, contra-revolucionário). E (para os opositores só resta um recurso: tratá-los como criminosos e eliminá-los).

Extraído do livro: ABC do ANARQUISMO
Editora: assírio & alvim
Autor: Edgar Rodrigues
Ano: 1976
Paginas: 49 a 51

Nenhum comentário:

Postar um comentário