Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Cristiano Fettermann, A Verdade à Luz de Lampião

Destacado militante anarquista gaúcho. Professor. Tradutor de latim e grego. Natural de Porto Alegre, irmão de Djalma Fetterann. Foi aluno do renomado professor Aquilles Porto Alegre, que o considerava um menino-prodígio. Cedo mostrou divulgar talento – informa Marat Badaszewski – e, antes de terminar os preparatórios, já dominava o latim e o grego, de cujas traduções tirava o sustento para si e seus irmãos. Sendo bem mais velho, depois da morte de seu pai, tratava-os como filhos.

Foi professor e um dos fundadores da Escola Eliseu Reclus, em 1906, onde lecionou português, alemão e francês. Concluídos os preparatórios, ingressou na faculdade de Direito, mais não veio a formar-se tardiamente, três anos antes de falecer, tais as dificuldades que enfrentava.
“Djalma costumava repisar na importância de Cristiano para as lutas anarquistas, quando este traduzia, oralmente, para seus camaradas As mentiras convencionais da nOSSA CIVILIZAÇÃo, do anarquista, judeu alemão, Max Nordau. Muitas destas leituras, para grupos maiores, de rapazes, eram realizadas sob a luz dos lampiões da Praça de Matriz”.
Cristiano Fettermann, que faleceu em Porto alegre, “exerceu forte influencia sobre professores e alunos da Escola Parobé, onde se formou um grupo de ativistas e simpatizantes anarquistas”. Colaborou em o “O Exemplo” (1911), deixando ali vários textos de divulgação do anarquismo.


Extraído do:
Os anarquistas do Rio Grande do Sul
Autor: João Bastista Marçal
Paginas: 73 á 74
Ano: 1995
Editora: Unidade Editorial Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário