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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um pai para o ateísmo - Jean Meslier (1664-1729)

Jean Meslier nasceu em Rethel (Champagne) em 1664 e, inexplicavelmente, dado o que eu então vá para explicar (só descobriu depois de sua morte), exerceu suas funções como pastor silenciosamente em Etrépigny, nas Ardenas belgas, ao final de sua dia em 1729. Em seu livro de Michael Onfray Tratado Manifesto Ateísta (Anagram, 2006) menciona o "pai" Meslier como ponto de partida da verdadeira história do ateísmo, Meslier, tendo servido durante décadas como um padre católico sem suspeita de falta de fé, no que diz respeito Onfray, deixou uma obra volumosa de cerca de 3.500 páginas, Testamento. Memória de pensamentos e sentimentos de Jean Meslier (1779), e duas cartas, que ataca a Igreja, a religião, Jesus, Deus, mas também contra a aristocracia, monarquia, o Antigo Regime, a queixa de violência sem precedentes injustiça social, idealista, a moral cristã da dor, enquanto que professam uma espécie de anarquista comunalismo, uma verdadeira filosofia materialista e hedonista abertura e ateísmo surpreendente hoje. Meslier abrigou, em suma, uma feroz oposição ao estabelecimento, tanto civil como eclesiástico, considerando-se que economicamente oprimidos e explorados do povo. Foi muito difícil para todas as religiões, apresentando "exibe clara e evidente da vaidade e falsidade de todos os deuses e todas as religiões do mundo", mas sobretudo o cristianismo, como instrumentos de exploração e de falsidades, mentiras conjunto formado e inculcada, para manter o povo sob a tirania. Eles são reivindicações Meslier inestimável sobre a religião cristã: as Escrituras são falsas, a tradição é espúria, são dogmas absurdos, não há Deus, nem céu, nem inferno, ou a imortalidade da alma, também não há design no universo: toda a realidade é matéria em movimento e matéria obedece a leis mecânicas, e não divina. Alguns argumentam que Meslier foi influenciado por Spinoza, interpretada do ponto de vista de um ateu. O trabalho deste "pai do ateísmo", em uma contribuição não desprezível na corrente de pensamento livre eo desenvolvimento do materialismo na França do século XVIII, o naturalista e materialista Holbach, outro crítico persistente das crenças cristãs e os preconceitos de todos os tipos, e também aderindo ao ateísmo sem hesitação, acolhidos como libertadores Meslier opiniões de todas as superstições e toda a opressão, e parte do seu trabalho publicado em 1772, Voltaire também anunciou em 1762 em aspectos anti-cristã e anti-clerical, mas silenciando seu ateísmo, o materialismo e revolucionárias idéias sociais.
Consideramos Meslier, aparentemente tão distante, e até certo ponto, abrindo em certas correntes de pensamento. Original foi também a considerar a religião como fonte e causa distúrbios fatal e eterno divisões entre os homens, só tinha de ver a perseguição de fogo e sangue entre os diversos proponentes de crenças sem sentido e cego e conduta também lamentável, sob o falso pretexto da bela, defender e manter a suposta verdade de suas religiões, todos os tipos de males e males.
Não é preciso ir muito longe para encontrar um paralelo entre as reivindicações fundamentais da Meslier e sangrento mundo em que vivemos.Não se esqueça que o sacerdote viveu nos séculos XVII e XVIII, o tempo eo país onde desenvolveu o Iluminismo, que procurou trazer a humanidade ao progresso final (hoje vemos que, ou não, ou se refere desde o início um progresso científico e tecnológico, que é questionável em muitos aspectos, e inacessível para grande parte da humanidade em sua prestação de cuidados), o direito de instalar e deixou para trás a tradição, superstição e da tirania. Alguns aspectos do Iluminismo deu esperança para Meslier sonhos emancipatórios, que foram logo truncado: a luta de classes continua a ter sentido pleno (e continuam a fazê-lo, por mais que a classe política a se esforçar para usar retórica democrática, liberal e progressista respeito, incutindo uma espécie de crença de que existe apenas um caminho) ea religião continua a enfrentar e dividir, talvez mais do que nunca. Todos e cada um das queixas que Meslier que a Igreja Católica, seus dogmas absurdos e sua grande responsabilidade em tentar manter as pessoas em um estado de submissão e imaturidade, é óbvio pensar que ainda em vigor, o caso das crenças religiosas com base em dogmas, pouco pode ter mudado ao longo dos séculos (para muitas nuances que se aplicam, o interesse, ou por gerar pouco de prática, dada a força do senso comum). Pode ser tudo mais difusa sobre seu conluio com os poderes civis de exploração (embora não se esqueça que o Vaticano é um estado), mas é importante notar a tremenda responsabilidade histórica, a tão propalada memória é propriedade de todos, eo buscando assumir os vencedores. Há uma história também o ateísmo libertadora e libertária e uma amostra é o "pai" Meslier, que parecia tributo a algumas palavras, o que fazemos com ele como com muitos outros que se atreveu a ir ao fundo denunciando injustiças .
Mais uma coisa que Meslier teve um lugar na história é uma frase familiar, que sofreu muitas variações, em muitos casos atribuídos a outras figuras, que "a humanidade só pode ser feliz no dia do último tiranos têm sido penduradas com as tripas do último padre. " Se o sacerdote francês simplesmente usou uma metáfora violenta é algo que nunca saberemos.

Paniagua Jose Maria Fernandez

(Artigo publicado no jornal anarquista Terra e Liberdade núm.226 (Maio 2007)



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