Pesquisar este blog

domingo, 15 de fevereiro de 2015

A luta social não é mais luta fisica

     Maranon confunde. Luta social é luta de inteligência e de sentimentos, mais ainda de sentimentos. Que é a luta social, que são as reivindicações sociais senão grandes lutas de sentimentos? Maranon fala de luta social como trabalho físico. Mas, e toda a burguesia masculina que não trabalha fisicamente?
     O desporte, sim: é luta social...
     O exemplo do pássaro que vai buscar o alimento para a fêmea que incuba os ovos, é o instinto da conservação da espécie; não quer dizer que seja a adaptação do macho para a luta social e nem a fêmea não fosse capaz de bastar a si mesma na luta para a sua manutenção ou que uma fêmea não fosse capaz de o fazer para outra fêmea.
     Enquanto a mulher primitiva lavrava a terra e fazia cerâmica e preparava armas e as armadilhas para o homem apanhar as férias, o homem caçava. Haverá o caráter viril do trabalho na caça do homem primitivo? Até hoje o homem caça para se divertir e as vezes, apaixonadamente.
     Já naquele tempo, lhe era mais agradável caçar do que lavrar a terra em as outras ocupações que relegou para a mulher.
     Essa biologia que tanto falam os cientistas, já é uma biologia feita a propósito, com caráter social, para a defesa dos privilégios masculinos. Não se trata verdadeiramente da biologia.
     O homem desrespeita a natureza e, depois, pretende adaptar a biologia aos fatos sociais, quando o contrário é que se deveria verificar.
     O que sabemos da pré história é que o homens e mulheres eram livres e independentes nas suas cavernas só se encontravam, como os animais, no momento da copula e cada qual buscava a subsistência. No dia em que descobriram o fogo, a mulher se escravizou: guardou-o, enquanto o homem foi a caça... E, daí para cá, o fogo eterno do lar sagrado é a escravidão feminina...é o carcere de onde dificilmente se escapará.
     Foi na idade das cavernas, quando o homem com o arco e a flecha perseguia as feras, que descobriu o fogo e, domesticou primeiro a mulher – para auxiliar a domesticar aos outros animais...
     Depois, o homem inventou uma biologia social... É prova inferioridade feminina.

Extraido:
Livro: Amai e... Não vos multipliqueis
Autor: Maria Lacerda de Moura
Pagina: 177 á 178
Editora: Civilização Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário