Pesquisar este blog

domingo, 25 de outubro de 2015

Aos homens de coração e talento

     Professores: educais as crianças com delicadeza de sentimentos, inspirando-lhes nobres ideias, para que no dia de amanhã não sofram as conseqüências dos princípios ás vezes errôneos que lhes gravastes nas suas mentes inexperientes; fazei, enfim, com que essas flores desabrochem com a sua candura e propriedades naturais.

     Poetas Músicos: façais com que os vossos cantos percorram o mundo todo em rítmicas belezas, entoados à terra de todos. Que as vossas produções tenham o poder de entusiasmar as multidões e despertar-lhes as nais nobres aspirações.

     Escritores e romancistas: ao escrevestes vossos livros, fazei, em primeiro lugar, a análise das causas que motivam todos os crimes na sociedade atual; descreve-a tal qual ela é. Se tendes coragem, indicai o modo e a forma de de sair deste evitamento, mostrando ao mundo a organização de uma sociedade baseada no amor e na justiça.

     É a obra que realizam os íntegros de inteligência e de sentimentos.

     Advogados e juízes: useis da máxima franqueza, e dizei qual é o papel que desempenhais na sociedade, de que cor é a justiça que aplicais e se estais convencidos dos defeitos de que adoece, mostrai-os aos homens.

     Com isto, ilustrareis as massas da inutilidade das leis e a sua substituição pelo mutuo acordo.

     Pintores e Escultores: sedes os gladiadores pela arte e que os vossos instrumentos sejam ao mesmo tempo como espadas de aço bem temperadas, desafiando todas as tiranias, causas do mal-estar.

     Que as vossas concepções inspirem o bem e o amor entre os homens.

     Médicos e higienistas: tendes a ousadia de mostrar perante o mundo as causas dos males físicos e mentais e quais são os remédios eficientes à cura da humanidade que tomba diariamente ao peso da má organização social.

     Engenheiros 
e inventores: pergunteis aos açambarcadores, aos egoístas, qual é o uso que fazem dos vossos engenhos, pois que antes os meros lucros sacrificam o resto da humanidade, substituindo o braço pela máquina e lançando os milhares de indivíduos nas incertezas do amanhã. E se protestam, ai estão os carceres para impedir que se movam e gritem, atirando à face dos tiranos os seus crimes.

     Capitalistas, proprietários: convencidos de que o ouro acumulado reside a vossa felicidade, entregai-vos à exploração do próximo, o que constitui um furto... legal, fazendo-os proveito exclusivo da vossa família, desprezando aos mesmos que criam a vossa riqueza.

     Homens de Estado: saídos da burguesia, sois solidários com vossa classe em prejuízo das classes dos produtores. Quisermos nos dissésseis por que causas as riquezas extraídas à terra pertencem exclusivamente a um certo número de indivíduos, a possuidora, em detrimento da classe produtora.

     Militares profissionais: educados desde a mais tenra idade na arte de assassinar coletivamente, nãos vos percebeis que existe um sentimento que domina o amor e que o apoio mútuo, em vez da luta, deve ser à base das relações entre os homens?

     Religiões e castas sacerdotais: cada uma das religiões, que são numerosas, diz ser possuidora dos textos revelados.

     Todas se acusam, mutuamente, de blasfema e, portanto, qual é a verdadeira?

     Seria edificante que nessa época blasfema, demonstrásseis em que ponto do cosmo está o vosso Deus, a que sexo pertence e que idade tem; onde acharam os materiais para criar o universo se antes da criação era o caos, o nada...

     Aos proletários: gigante onipotente que tudo forma; força formidável que a natureza arrancas a vida, organismo que irradias a beleza por sobre a terra, porque vives curvados sobre ela e a compreendes; homens que viveis na vossa dor e na esperança de dias melhores, vossas forças que esgotam no drama que em redor se desenrolam dia após dia; os vossos inimigos tramam novos crimes contra vossa existência e na inconsciência não percebeis os novos grilhões que os tiranos forjam? E por serdes bons confiados não advertis que tudo vos arrebatam, até a saúde, a honra, os bens e vosso futuro, os parasitas que na abundancia vivem de vosso esforço?

     Mas a piedade de sonhadores nobres está alerta e lança no teu cérebro sementes novas de amor e rebeldia; procura nortear-lhe para a Revolução que no horizonte se desenha, poupando o sangue de culpados e inconscientes e iluminando a sua mente das idéias que hão de mudar este mundo ruim em uma sociedade futura de amor, de bem estar e de justiça.

Extraído:

Livro: Anarquismo e Anarquia
Autor: Florentino de Carvalho
Editora: Imprensa Marginal
Paginas: 129 á 131
Ano: 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário