Pesquisar este blog

domingo, 22 de novembro de 2015

Formas de socialismo

     O socialismo foi e é um pensamento politico e social que mais ramificações proporcionou aos políticos profissionais e aos oportunistas até nossos dias.
     Há quem se intitule socialista e defende teses anti-socialista; são, como mais afirmou com muita propriedade José Prat, "defensores de um socialismo que tanto pode ser aceito pelo papa, como por um presidente de republica".
     Poucos são hoje, os socialistas que aceitam a doutrina na fiel definição. Cada um ajeita a seu modo e conveniências os "socialismo".
     Por um lado, há quem separa o socialismo do comunismo, do coletivismo, do anarquismo e do sindicalismo revolucionário ou anarco-sindicalismo.
     Há ainda, os que acreditam e defendem cegamente o "socialismo" sendo criação de Karl Marx, ignorando tudo mais que e depois dele se disse e se fez. E finamente, os sectários, os que só admitem como válido e verdadeiro o socialismo implantado na URSS ( União das Republicas Socialistas Soviéticas) por Lenin e Stalin.
     Fechar os olhos á realidade e pensar que hastear uma bandeira vermelha seja o suficiente para funcionar o verdadeiro socialismo é de um infantilidade monstruosa. O socialismo é algo é algo mais profundo e humano. Suas raízes são tão antigas quanto o ser humano; tem suas bases nas aldeias comunitárias e desde então recebeu enxertos e ampliações nem sempre benéficos.
     Não somos nós que vamos, nesta pequena brochura, aclarar todos os pontos divergentes, negativos, apresentados em nome do socialismo. Isto precisaria de alguns volumes. Tampouco vamos defender cegamente umas das escolas, atacando as demais; vamos tentar nesta síntese, contribuir para que os menos avisados de dêem conta da existência das diversas correntes socialistas, e aguçar-lhes o desejo da pesquisa da verdade histórica e suas origens.

     Socialismo - Sistema de sociedade na qual - doutrina social segundo a qual - os meios de produção estão socializados. Entende-se por meios de produção: o solo, o subsolo, as águas, os imóveis, os maquinismos, os utensílios de trabalho em geral.

     Coletivismo - Variante do socialismo: Sistema de sociedade na qual - doutrinas sociedade segundo qual - os meios de produção são possuídos coletivamente; a produção será distrubúida proporcionalmente ao esforço de cada componente.

     Comunismo - Variante do socialismo: Sistema de sociedade na qual - doutrina social segundo a qual - os meios e os objetos de consumo, isto é, todas as coisas apropriáveis pelo homem são posse comum. A diferença entre coletivismo e comunismo reside apenas na partilha dos produtos de trabalho. O coletivismo determina "A cada um segundo suas obras", enquanto o comunismo aconselha: "A cada um segundo suas necessidades". Em ambos os casos, a propriedade é comum e os meios de produção coletivos.

     Anarquismo - Filosofia de vida socialista: Sistema, doutrina ou teoria - ou conjunto de sistema e doutrinas ou teorias - relativo às sociedades em estado de anarquia.

     Anarquia - É um sistema de sociedade onde todos os seres humanos gozam da liberdade plena, instrução e educação; são racionalistas e cada componente é aceito de conformidade com seus peculiaridades. Os bens são propriedade comum, a produção de acordo com suas capacidades e a distribuição a cada um de acordo com suas necessidades.

     Bolchevismo - Variante do socialismo: Doutrina politica dos socialistas russos que lhe desejavam a ampliação integral do programa máximo de Lenin; é também empregado como sinônimo de comunismo marxismo.

     Existe ainda o socialismo de Estado, que pretende harmonizar o capital e o trabalho através de leis "protetora dos mais fracos" e preconiza a ocupação de cargos políticos pelos seus membros a fim de se "apoderar do governo menos oportuno" e modificar-lo. Esta corrente saiu da 2º Internacional e parte do princípio de que o governo já existe, e o que se precisa fazer é apenas modificar a sua maquina burocrática.
     "Há o socialismo católico - afirma Saverio Merlino - o ateu, o protestante, o sunita; o anti-sunita, o materialista e o darwinista; o idealista e o cético; o econômico-politico, o jurídico, o ético, o cientifico e o libertário; o operário e o meio burguês, o patronal e o cesarino; o autoritário, o anarquista, o coletivista e o individualista". Aqui poderíamos acrescentar o nazista que se chamou "Nacional Socialismo".
     Socialismo tem que ser igualdade social, amor livre, substituir o templo pela escola racional, o quartel e suas armas por casas sociais, os conventos por bibliotecas, centros de estudos sociais e pesquisas cientificas, os cárceres por casas de saúde e recuperação, dando ao comerciantes, aos magistrado, ao padre, ao advogado, ao policial, ao militar, ao politico e ao burocrata uma profissão produtiva e útil à coletividade, para que cada homem com direitos se torne um produtor com deveres, substituindo as palavras "o meu", "o teu", por "o nosso". Isto é socialismo! O resto é pura mistificação.
     Socialismo é humanismo no sentido puro, é a universalização do saber, da ciência, da cultura, por se tratar do resultado, do somatório do esforço, de muitas gerações ao longo do séculos!

Extraído:
Livro: Socialismo síntese das origens e doutrinas 3º edição revista e aumentada
Autor: Edgar Rodrigues
Editora: Achiamé
Pagina: 19 á 21
Ano: 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário