Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A PERPETUAÇÃO DA BIPOLARIDADE BURRA



     As (e os) esquerdas estão espalhando posts nas redes sociais, dizendo que, se você disser que não apoia nem a esquerda, nem a direita, é porque você é de direita. Uma tentativa ardilosa e ridícula de cooptar pessoas que optam por caminhos alternativos de organização social, que não passam pelas eleições burguesas, nem pela "democracia" representativa (leia-se plutocracia), mas que podem acabar acreditando nessa conversa fiada, por não terem o conhecimento necessário para rechaçá-la.
     Os anarquistas, por exemplo, não são esquerda, mas também não são de direita. Apesar do anarquismo ter surgido da mesma raiz que originou o socialismo, os anarquistas romperam com a esquerda, láááááá no século XIX, quando Marx e Engels iludiram os trabalhadores, fazendo-os acreditar que o Estado poderia contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, através da ditadura do proletariado, usando o Estado como instrumento de mudança social, por meio de um governo de transição. Há mais de 150 anos que nós anarquistas dizemos que esse discurso é furado, pois em todas as vezes em que os socialistas chegaram ao poder, nunca houve governo de transição, isto é, o Estado nunca foi dissolvido e o poder nunca foi passado para o povo.
     Em alguns casos os governos de influência socialista acabaram até se tornando piores que seus antecessores. Nós anarquistas, sabemos que o Estado não é solução pra nada. Pelo contrário, ele é o principal problema. E por essa razão, o Estado não deve ser conquistado, mas sim destruído.
     Por outro lado, a direita, com seu princípio capitalista de livre mercado, também defende a diminuição da influência do Estado na vida das pessoas, para que o patrão possa determinar suas próprias leis, centralizando ainda mais poder e riqueza em suas mãos, e explorando mais ainda o trabalhador. Os anarquistas são contra o lucro do patrão, às custas da exploração do trabalhador, assim também como são contra qualquer tipo de governo, pois um pequeno grupo de pessoas controlando o Estado nunca conseguirá atender os anseios de uma população inteira. Pensar que isso é possível, é uma das maiores ilusões já implantadas na mente das pessoas pelo Estado burguês, para manipular as massas. Não me admira que, em pleno ano eleitoral, comecem a aparecer esses memes ridículos dizendo que quem não apoia nem a esquerda, nem a direita, é porque é de direita.
     Querem induzir as pessoas a acreditarem nessa mentira, na intenção de trazê-las para o seu "time", e para apoiarem seus candidatos, que, assim como os candidatos da direita, estarão disputando o poder, no jogo político das eleições burguesas, que só beneficia quem está no poder. Não caiam nessa conversa. Pensem por si próprios e não se permitam serem cooptados.
     A esquerda chama anarquista de liberal. A direita chama anarquista de vândalo e terrorista. Nós anarquistas chamamos a esquerda e a direita de farinha do mesmo saco. Abutres sedentos de poder, Há outros caminhos...

Paulo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário