Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Advertência ao Leitor ( Les Évangiles, Proudhon)

     A Bíblia em que Proudhon escreveu suas anotações foi impressa em 1837, sob sua direção, quando era corretor no MM. Gauthier em Besançon. Ele foi o único que viu os testes novamente. O título lê BlBLIA SACRA (em sua cópia, o comentarista adicionado à caneta PROUDHONIANA), Vulgata editionis, Siati V e Clementis VIII, pont. Max. auctoritate recognita; edição nova, notis chronologicis, historicis, geographicis, ac novissime philologicis illustrata. É uma edição in-quarto muito bonita. De 1837 a 1864, Proudhou gravou nas grandes margens de sua cópia, suas notas críticas, cronológicas, históricas, filológicas, filosóficas, teológicas e políticas. Ele trabalhou lá em seu lazer, e mesmo nos últimos meses de sua vida.
     Apenas uma nota é datada da página dos Evangelhos. A disparidade da data dos comentários pode ser reconhecida: o 1º na sombra da tinta, mais ou menos amarelada e descolorida; 2 ° as modificações e correções feitas nos primeiros pontos de vista por observações e estudos subsequentes.
     Para a conveniência dos leitores, o texto latino da Vulgata foi substituído pela tradução francesa de Le Maître de Sacy, aceita pela Igreja; O latim é citado sempre que a clareza do comentário o exige.

Livro: Les Évangiles
Autor: P.-J.Proudhon
Editora: Librairie Internationale
Página: V á VI
Ano: 1866

ATENÇÃO! (tradução feita por iniciando se baseando no Google tradutor, qualquer dúvida ou apoio será bem vindo, Obrigado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário